O QUE HÁ DE NOVO: ANDROID 4.3 JELLY BEAN

Crédito: Techno Buffalo
Tivemos o prazer de anunciar ontem todos os detalhes das novidades apresentadas na conferência de imprensa do Google. Foram tantas as novidades que em apenas uma postagem não foi suficiente para detalhar tudo. Portanto, esta postagem irá abordar todas as novidades da nova versão do Android, a 4.3 Jelly Bean.

Desde seu lançamento em 2012, a versão Jelly Bean tem conquistado cada vez mais o mercado de tablets e smartphones com Android mostrando todo o poder da plataforma, e os anúncios de hoje só poderiam reforçar ainda mais o nome do Android. Mas o que mudou desde a versão 4.2? Bom, vamos ver isso já!


SISTEMA

Vamos começar falando sobre as mudanças visíveis aos olhos dos usuários, sem nos aprofundar por enquanto. 
Quem possui tablets com Jelly Bean provavelmente sabe que possível ter várias contas no dispositivo, cada uma com suas configurações e dados separados. Com a nova versão do robozinho, vai ficar ainda mais fácil controlar o que cada conta pode ou não acessar, funcionando como uma espécie de filtro parental para evitar que certos aplicativos ou funções do aparelho sejam acessadas, evitando assim possíveis danos ou perda de dados. A troca de usuários através da tela de bloqueio foi simplificada.
Crédito: Android
Quando você compra um novo aparelho Android, a primeira coisa que você irá encontrar assim que ligar o aparelho é a tela de configuração inicial onde você configura o WiFi e faz login com suas credenciais do GMail. Agora este processo foi simplificado, corrigindo erros de digitação e com um Termo de Uso mais simplificado.
Se você utiliza a função Daydream quando seu dispositivo está carregando ou está atracado à um dock, você terá uma nova experiência ao ver seus álbuns de fotos passando pela tela do aparelho.
O sistema agora conta com um gerenciador de direitos autorais (DRM) para conteúdos transmitidos pela web, como videos em FullHD ou programas do Netflix.

CONEXÕES

Aparelhos que possuem Bluetooth 4.0 com a tecnologia LE (Low Evergy) passam a ser compatíveis com ela, fazendo com que as transferências de arquivos usando este método menos consumidoras de bateria. 
Se o rádio do carro tiver suporte à conexões Bluetooth, o Android 4.3 agora é capaz de exibir no display do rádio as informações das músicas que estão tocando no seu smartphone usando a tecnologia Bluetooth AVRCP 1.3.

GRÁFICOS

Os gamers da plataforma ficarão bastante satisfeitos com esta nova versão do Android. Ela é a primeira a suportar oficialmente o novo OpenGL ES 3.0, que tornará sua experiência durante jogos muito mais fluida e bonita graças aos avanços nesta tecnologia.
Screenshot de Riptide GP 2, apresentado ontem na conferência
O novo Nexus 7 e o Nexus 10 agora podem transmitir o que está sendo exibido na tela do aparelho diretamente em uma televisão, sem a utilização de fios.

INTERNACIONALIZAÇÃO

Foi adicionado suporte à mais idiomas: Africanês, Amárico (አማርኛ), Hindú (हिंदी), Suaíli e Zulu. Idiomas cuja escrita se dá da esquerda para a direita como por exemplo o Hebraico e Árabe agora são suportados na homescreen, configurações e em aplicativos como Telefone, Pessoas e Keep.

DISCADOR

O discador também passou por uma leve mudança, agora ele consegue completar automaticamente números de telefone ou nomes de pessoas enquanto o usuário digita.

ÁUDIO, LOCALIZAÇÃO E CONFIGURAÇÕES

Com o lançamento do novo Nexus 7, o Android 4.3 agora passa a possuir nativamente suporte à imersão de som Surround virtual. Agora não é mais necessário ligar o WiFi todas as vezes que for necessário determinar sua localização. As configurações do aparelho agora possuem uma aba a mais: Aplicativos Desativados, que está localizado no menu Aplicativos.

SENSORES E SEGURANÇA

O novo Android 4.3 recebeu melhorias nas leituras dos sensores do dispositivo, tornando os resultados ainda mais precisos. Não poderia faltar também melhorias na segurança. Os dois bugs relacionados à Master Key encontrados mês passado foram solucionados nesta versão, agora cada aplicativo roda em uma sandbox, protegendo os dados dos usuários em um sistema parecido ao Privacy Guard implementado pelo CyanogenMod no começo deste mês. A segurança em redes corporativas e na assinatura dos aplicativos também foi aprimorada.


E por aqui terminamos todas as novidades implementadas no Android 4.3. Conte nos comentários o que vocês acharam da nova versão e o que vocês gostariam que tivesse sido incluído nesta versão. Até o próximo artigo :)

Comentários

Postagens mais visitadas