Editoras dão Ok para vendas de livros digitais para Amazon e Google

Parece que esse natal vai ser interessante, ao menos para quem está na expectativa que o Google ou a Amazon estreiem suas lojas de livros digitais no Brasil.
Parece que o tão sonhado dia de poder comprar e-books digitais tanto pela Amazon ou pela Google Play, parece estar chegando.

Não faz muito tempo atrás publicamos uma matéria onde falávamos o rumor que ambas as empresas podem lançar suas lojas de livros digitais antes do final do ano e talvez até do natal, pegando assim o ritmo de consumo que os consumidores costuma ter nesta época. A matéria que pode ser vista aqui, aborda a recente procura da Amazon por profissionais na área e do atual estado de negociação entre as editoras com a Amazon e o Google.
Mas agora finalmente parece que temos um desfecho destas negociações e expectativas. Segundo o G1editoras brasileiras fecharam acordo com a Amazon para a venda de livros digitais no país. A varejista americana, que estrutura sua operação no Brasil, assinou contrato com Companhia das Letras, Globo Livros, Ediouro e DLD – responsável pelos livros digitais da Objetiva, Record, Rocco, Planeta, Sextante, LPM e Novo Conceito. Com essa informação, a estreia da Amazon no Brasil se torna iminente.
Já o concorrente da Amazon, o Google, conclui suas negociações com a DLD e Globo Livros. Já a Companhia das Letras apenas afirmou que está em negociações bem avançadas com o Google, mas não prevê a data de lançamento dos serviços no Brasil. Mas ambas estimas que Amazon e a loja de livros do Google estreiem no país até dezembro.

“Não sabemos nada sobre datas. Eles [Amazon] são bem cuidadosos com as informações”, disse ao G1 Fabio Uehara, coordenador de novos negócios da Companhia das Letras, que vai estrear na Amazon com mais de 500 títulos. A editora já vende seus e-books em 11 lojas virtuais. “Ficamos um ano e meio conversando. Estamos bem animados. Foi uma longa negociação com reuniões no Brasil e por telefone”, disse Uehara.

Mas caso você esteja pensando que eles vão chegar com tudo, alto lá, na
estreia, as lojas não deverão contar com um número muito grande de títulos dessas editoras – o que é bem compreensível, já que o mercado e consumo de e-books no país não é tão comum e somente agora com a popularização e alcance maior da fatia de Smartphones e Tablets que se teve um aumento.


Além dos títulos presentes nestas lojas e acervo nacional, é claro, que as lojas da Amazon e Google vão trazer seu acervo estrangeiro de e-books, o que vai agradar muita gente certamente.

Além disso o Gizmodo BR destacou que há mais um indício da iminente chegada da Kindle Store no Brasil, um e-mail de confirmação enviado para autores e editoras recém-cadastradas no Kindle Direct Publishing, o programa de publicação próprio da loja virtual, agora inclui o endereço amazon.com.br — que será a URL da versão brasileira da Amazon, como destacou o Gizomodo BR. O e-mail foi revelado pelo escritor David Gaughran, que postou uma screenshot da mensagem  em seu Twitter.


A Globo Livros está finalizando os detalhes de seu contrato com a Amazon, segundo Mauro Palermo, diretor da editora. Do seu acervo de 150 mil títulos, 1 mil são digitais e já estão disponíveis pelo serviço iTunes, da Apple, e para o leitor de livros digitais Kobo, lançado recentemente pela Livraria Cultura. 
Os sistemas de gerenciamento de direitos autorais (DRM, na sigla em inglês) já estão tecnicamente habilitados tanto para o Kindle como para a loja Google Play no país, informou Palermo. O executivo ainda disse que o advogado da Amazon está no Brasil para tratar detalhes de contratos em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

A estreia das lojas era até então só uma especulação, mas depois destas informações as chances de que a estreia não fique para 2013 e sim em dezembro são maiores. Mas ainda assim, segundo o Gizmodo BR, somente a Kindles Store poderia estrear ainda este ano, já o Google procurado pelo G1, disse que ainda não tem previsão para a oferta de livros digitais em seu Tablet Nexus no país, o que nos dá um banho de água fria em nossas expectativas e esperança.




Bom dezembro já está ai e são só 31 dias até oficialmente estarmos em 2013, se ambas as empresas querem estrear fazendo surpresa, que o façam, pois nós usuários e futuros consumidores adoraríamos poder neste Natal além dos tradicionais presentes poder adquirir aquele tão desejado livro para se ler no Tablet ou Smartphone.

fontes: G1, Gizmodo BR

Comentários

Postagens mais visitadas