PIRATARIA NO ANDROID, NÃO FAÇA PARTE DISSO!


Recentemente vimos nos blogs e sites a noticia sobre aplicativos conhecidos falsos e com vírus, o que tem preocupado e gerado bastante noticia em torno, além claro, da pirataria.
Anteriormente já fizemos uma matéria sobre Pirataria e o porque não fazer parte disso, que pode ser conferida Aqui, mas agora iremos novamente falar e se aprofundar pois temos visto falar em vírus em Smartphones com cada vez mais frequência do que a dois anos atrás, quando a popularização do sistema  ainda não era tão grande. 
Nas ultimas semanas diversos sites, blogs, e fontes de noticias, têm falado sobre o assunto vírus, malware nos Smartphones, principalmente no Android, que, com a chegada do Instagram e lançamento do Angry Birds Space, alguns desenvolvedores aproveitadores se beneficiaram e começaram a lançar versões falsas dos aplicativos.
Recentemente, o site GizmodoBrasil publicou uma matéria para você evitar de se contaminar com essas "pragas virtuais", e como você pode fazer isto ativando novamente uma opção no seu Android que, por padrão, geralmente vem ativada.
A matéria super bacana e recomendada, explica em volta deste assunto e o porque preferir baixar da loja oficial. Alem de você estar evitando de propagar o App falso ou contaminado você está evitando que outras pessoas ou blogs, sites utilizem o App contaminado, pois no momento que se fecha o círculo daquele aplicativo contaminado, ele perde força na sua expansão e assim não toma proporções grandes, como poderia ter acontecido com o Instagram, que teve um aplicativo falso disponibilizado pela internet

Que continha um Malware que, ao ser instalado, gerava custos para o usuário, enviando SMS sem o conhecimento do usuário, entre outras coisas, como pode ser visto na matéria Aqui.
Isso só aconteceu devido à popularidade do Instagram, pois todos o esperavam e muita gente não consegue baixar e recorre a pesquisa do aplicativo na internet e é ai que os desenvolvedores maliciosos se aproveitaram.
Se hoje o Android é famoso por ter muitos vírus, essa fama é por nossa causa, devido ao volume absurdo de compartilhamento de aplicativos para Android na internet, e principalmente aplicativos pagos, pois ninguém vai baixar um aplicativo gratuito fora da Play Store se não tiver problemas para baixa-lo, como acontece geralmente e nós aqui do blog disponibilizamos de forma oficial, pois são todos originários da própria Play Store.

E baixar um aplicativo que originalmente é pago, mas está sendo disponibilizado de graça por um site ou blog é uma "facada" na plataforma do Android e uma via de expansão para os vírus.
Desenvolver um aplicativo é mais trabalhoso do que se imagina, é mais complexo que as matérias de matemática que se aprende no ensino médio, ainda mais na plataforma do Android que é composto por diversos aparelhos de diferentes resoluções, hardware e tamanho, sendo assim, tem que ser tudo bem feito e preciso pois senão sempre há um ou outro aparelho que fica de fora ou com erro, como por exemplo o Galaxy Y e outros aparelhos da família Galaxy, com o Instagram, pois as características destes aparelhos é diferente do aparelho no qual foi testado o Instagram que possivelmente foi em algum aparelho top de linha, como o Galaxy Nexus ou Galaxy S II.

Mas a parte ruim é que, ao compartilhar, você está "roubando" o trabalho de alguém, aquela equipe, grupo ou pessoa não vai receber por aquilo que desenvolveu, as horas em cima de um monitor e códigos e mais códigos não vão ser recompensados. Claro que temos o lado difícil de adquirir aplicativos pagos, precisamos ter cartão de crédito, habilitar bandeira internacional ou ter um, é meio chatinho, mas é consciente, afinal o que aconteceria se todos os desenvolvedores parassem de dar continuidade ao seus aplicativos lançados para o Android e que na sua maioria são pirateados? Por que o IOS, plataforma do Iphone tem jogos tão incríveis em relação ao Android? Por que os aplicativos tem um cuidado maior na interface? A maioria é pago. A preocupação com os detalhes é mais empolgante e o retorno é garantido, ou seja, é bem mais empolgante desenvolver e saber que irá receber pelo seu trabalho no IOS do que no Android. Com isso, a plataforma corre risco de ficar fragmentada no quesito aplicações. Muitas aplicações pagas deixam de receber atualizações, porque está sendo muito pirateada e os desenvolvedores estão tendo prejuízo e deixam o aplicativo meio de lado, e quem adquiriu o aplicativo de forma legal acaba prejudicado.



Além disso, quem gostaria de ter seu trabalho espalhado por ai de forma que outros se beneficiem? Pois é isto o que acontece. 
Quem compartilha aplicativos pagos de forma gratuita está se beneficiando em cima do desenvolvedor, não de forma direta, pois ele não está revendendo, mas indireta, por estar atraindo público, e todo e qualquer meio, seja site ou blog com anúncios em sua página têm receita, o que quer dizer que ele fatura, ganha com visualizações, com a popularização de ser um site que posta aplicativos pagos de graça.

Outra coisa que também prejudica é a possibilidade de novos aplicativos bacanas surgirem, pois alguns desenvolvedores desistem ou mudam para outra plataforma. Veja um exemplo de como, se você pagar por aquilo que foi feito por alguém, isto vai ter retorno.


Ei caras, eu gostaria de me desculpar com uma nota pessoal sobre não estar atualizando o siteEstive realmente muito ocupado com o trabalho (eu ainda estou).   Não foi possível ter recursos para colocar notícias de quando nós lançamos outras... : (Prometo mantê-lo atualizado a partir de agora. 
Algumas coisas vão mudar ainda ... Eu estou removendo metas de doação. Você pode perguntar "porquê?" - Bem, porque temos que atualizar manualmente barras e eu particularmente não tenho tempo para fazer isso. Você provavelmente já reparou que quando você doa, barras de progresso não são atualizadas. Assim, a fim de se livrar de confusão - como eu disse, eu estou removendo-as.
Gostaria também de anunciar a fundação de GalaxyICS Equipe de Desenvolvimento App, que, basicamente, irá desenvolver aplicativos para usuários, e os geeks usarem, em seguida, implantá-los na Google Play Store. Não de graça. Um bom exemplo seria o nosso gerenciador de arquivos próprio, que estará disponível na loja em algum ponto. Estamos planejando cobrar R $ 1,99 para ele. Dinheiro ganho das aplicações irá para a conta do projeto GalaxyICS para financiamento de desenvolvimento.

Como vocês podem ver acima os desenvolvedores do GalaxyIcs, projeto pelo qual estão portando o Android 4.0 para os aparelhos Ace, Gio, Fit e Mini, estão pensando em desenvolver Apps e colocar na Play Store a um preço baixo, e com o dinheiro arrecadado investir em mais desenvolvimento e financiar, não é super justo? 
Agora imagina o que acontece se eles desenvolvem aplicativos legais, o pessoal baixar e começar a compartilhar e ninguém pagar por isso? Certamente eles vão desanimar, ou vão parar as atividades e quem está dependendo do desenvolvimento ficará prejudicado.
Isto foi só um exemplo que peguei da equipe que você pode conferir Aqui.
Por isso o blog não compartilha, e felizmente para o desenvolvedor, não pretende aderir a esta prática, que ajuda a prejudicar a plataforma do Android tanto no quesito vulnerabilidade quanto no quesito dedicação aos aplicativos.
Por isso vemos aplicativos tão bem acabados no IOS do Iphone, não que o Android não tenha, ele tem muitos, mas os pequenos desenvolvedores não irão se desgastar ao máximo para criar um aplicativo que será mais de 70% dos downloads pirateados.
Desenvolvedoras grandes como Gameloft ou outras, seja de games ou Apps, não sentem tanto como os desenvolvedores pequenos, mas entenda que é  cansativo e trabalhoso do mesmo jeito criar e desenvolver.
Então, se você puder optar e fazer o download do aplicativo pago pelo modo legal, faça, não deixe de contribuir com aquilo que você quer ter no seu Android, pois se você gostou você admite que foi um bom trabalho, e se não fosse por uma pessoa ou equipe você não poderia desfrutar daquele App ou game. Sabemos que na questão dos jogos é mais complicado pois a Play Store nos dá 15 minutos após a compra para desfazer a compra caso não tenha gostado, mas fica impossível num jogo grande que geralmente leva mais de 15 minutos para se baixar os dados restantes. 
Fora esse detalhe dos jogos, a maioria dos aplicativos custa muito pouco comparado ao valor que você paga no aparelho e a consciência de saber que você esta colaborando para o desenvolvedor poder desenvolver ou investir cada vez mais naquele aplicativo é gratificante.

Todo mundo já recorreu, ou recorre, as vezes é muito complicado fazer do modo legal, o velho hábito de sair procurando o apk do game ou App no Google é difícil de abandonar, mas depois de você aprender e ter a consciência de que está deixando alguém feliz porque seu trabalho esta sendo recompensado, você ira ver com outros olhos e ficará orgulhoso quando tiver um aplicativo pago por você mesmo no seu Smartphone.

O blog finaliza esse post informando que é um blog livre para todos, que todos são bem vindos, que temos contatos com blog, parceiros, sites que praticam e que não compartilham desta pratica, é um posicionamento de cada meio, cada um utiliza seu espaço ao seu jeito. O blog aqui utiliza para divulgar informação, para compartilhar, e também para compartilhar aplicativos, só que nesse caso aplicativos que não conseguimos baixar por algum motivo, e o blog disponibiliza naturalmente como se você estivesse baixando na Play Store, pois eles são todos originários de lá.
Além disso o blog é focado no Android e sendo assim ele gostaria de ver o sistema cada vez mais forte e melhor, e para isso ele precisa acabar com essas práticas que fragmentam ele, e através de matérias de expliquem o porque não fazer e conscientizem o blog consegue ajudar o sistema a crescer e a melhorar cada vez mais.
Pedimos desculpas pelo texto imenso, mas vulnerabilidade e  pirataria são assuntos que se estendem mesmo.


Até o próximo post!

Comentários

I-ntranet disse…
Muito bom Tuelho,se todos os blogs fossem como este o android nao correria tanto risco.A pirataria e um grande mal da plataforma android. Futuramente,se continuarmos com essa mania de pirataria nao teremos nem apps gratuitos pois simplesmente na exitira android e,parece um pouco de exagero mas e realidade a pirataria esta estragando as plataformas como o xbox 360 que e desbloqueado facilitando a jogatina com games piratas.isso acontecera concerteza com o android.uma pena pra nos mas vamos confiar na força GOOGLE!!

Postagens mais visitadas deste blog

EXTRA EXTRA!!! QUE TAL TER O WALLPAPER DO SAMSUNG GALAXY S III?

Samsung Galaxy Tab A7 lite + um Drone?

TENHA O WIDGET DE RELÓGIO E TEMPO DO MOTOROLA ATRIX HD NO SEU ANDROID COM ICS