AS M#%!@** QUE AS FABRICANTES E OPERADORAS FAZEM COM O ANDROID

É triste vermos isso, mas as vezes o que vemos em um lançamento ou anúncio chega até nós uma "Bosta".


Um exemplo disto são as operadoras de celular, que em alguns casos, enchem tanto com os "seus" aplicativos, induzindo a própria marca que o aparelho tem sua capacidade abaixo da divulgada no marketing por ai, justamente por uma ou outra operadora fazer isto.
AS OPERADORAS
 Um caso especifico é a operadora Claro, onde a mesma vende Smartphones (creio também que tablets) sem alguns aplicativos que originalmente no marketing da fabricante ou o próprio site contém. Ou seja ela "capa", remove os tais aplicativos para dar lugar a outros que bem lhe entender, geralmente com algum beneficio próprio ou de terceiros. "Alguém lembra do caso do aplicativo Gtalk nos aparelhos da operadora?" E claro temos outras operadoras que também têm esse tipo de atitude.

AS FABRICANTES
Touchwiz, Sense  e Motoblur
 Mas também temos as fabricantes que transformam, sim transformam, pois algumas modificam tanto quando o sistema chega em seus aparelhos que essa é a palavra que mais consegue expressar o que é feito.
Muito se fala em fragmentação justamente por isso por uma falta de padronização e cobrança principalmente por parte da Google. Por isso vemos por ai, os Motoblur, Touchwiz, Sense e etc..
Muitas dessas, as vezes até melhoram a interface agregando algo inovador, mas no geral isso cria uma fragmentação que reflete na aplicações, pois dai é cada desenvolvedor correndo para a aplicação ser compatível com as diferentes interfaces de um mesmo sistema. O que não é legal, pois já basta o sistema rodar em diferentes tipos de hardware o que já dificulta, a modificação só piora.

Bom, mas nem todo mundo gosta da interface do sistema original e o da fabricante as vezes surpreende e o usuário acaba preferindo e se sente sortudo por ser do jeito que é. Bem, mas com o lançamento do Android 4.0  que uniu a possibilidade de se ter smartphone e tablet rodando o mesmo sistema, o que se viu foi um sistema todo remodelado e caprichado, com detalhes mais em destaque e uma experiência muito melhor do que todas as versões lançadas até então.
As pessoas se encantaram pelo novo sistema, ele é muito diferente em comparação as versões anteriores. As antigas versões não tinham uma mudança na interface tão diferente como esta foi, desde ícones, menus e multitarefa à câmera e tela de desbloqueio e entre outras inovações. Mas no gosto geral o pessoal adorou, o sistema foi bem recebido, e os usuários comemoraram e não viam a hora de ter seus aparelhos com aquele sistema novo e lindo.

Mas com a felicidade veio a tristeza, algumas fabricantes disseram que iriam, depois não iriam e assim ficou uma novela, que no final das contas o usuário ficou perdendo, não preciso citar quem é a fabricante que não quis atualizar o aparelho da foto abaixo, por dizer que o aparelho não teria configurações suficientes para rodar o Android 4.0 e sua interface proprietária, o Touchwiz.



Mas graças aos desenvolvedores independentes como CyanogenMod ou GalaxyICS, os usuários donos de aparelhos que sofrem com a mesma atitude, têm as atualizações, mesmo que de forma não-oficial, conseguem ter seus aparelhos rodando a ultima versão, provando assim que é possível sim dar o suporte para tais aparelhos deixando a escolha de interface proprietária para o usuário.
GalaxyICS faz o port para Mini, Fit, Ace e Gio

A Google vendo isto tomou uma iniciativa e estipulou "regras" para as fabricantes não modificarem muito o sistema, o que eu particularmente acho que não foi tão eficaz, pois vejo que o Galaxy SII recebeu oficialmente mas o sistema parece o mesmo visualmente.
GALAXY SII ICS




GALAXY ACE ICS CM9



Ou seja nada de novo design e toda aquela propaganda, até o Galaxy Ace que está em 
Beta 5 custom (nas fotos acima) está melhor, só não é perfeito por que é um celular de gama media e fraco, mas prova que é possível sim, se a fabricante ajudar.


E também para acompanhar o sistema, pois não adianta o sistema ficar com design lindo e todo belo se as aplicações não acompanharem a mudança, foi que a Google meio que deu um "puxão de orelha" e lançou um site para desenvolvedores se guiarem em como que devem ser suas aplicações, o que fazer e o que não fazer. Um site onde explica bastante o conceito por trás do Ice Cream deste fontes, a estilo de menu e ícones. Que pode ser conferido aqui nesta matéria que fizemos. E que tem como objetivo diminuir a fragmentação do Android.
Fragmentação do Android algo terrível para o sistema.

 Realmente, se o sistema começar a ser melhorado como foi neste, com certeza devemos ter um "Android 5.0" incrível e um 6.0 fascinante e perfeito, mas tem que se dar mais bronca nas fabricantes e nas operadoras.

Se você gostou do post, não curtiu, tem sugestões, deixe um comentário, nos acompanhe no Google+, twitter e Facebook. E até o próximo post!



Comentários

Já tive problemas com a Sony Ericsson, que não quis atualizar o X8 nem para o Froyo, graças ao Cyanogen consegui colocar o android 2.3 rodando muito melhor que o sistema original android 2.1.

Resolvi trocar de marca, peguei um Samsung Galaxy Y, com uma configuração um pouco melhor que o X8, veio com android 2.3, mas fiquei sabendo pela própria samsung que não vai rolar o ICS....

Malditas fabricantes.....
Tuelho disse…
Olá Ian! pois é o mesmo aconteceu para mim que possuo um Ace e para minha Namorada que possui um Galaxy Y, os aparelhos são muito bons, principalmente o y que veio com mais processador que o Ace, mas infelizmente a samsung faz pressão indireta, e a Google deveria pressionar, mas quando envolve lucro né ninguém se mete, por isso a Cyanogenmod cresce e te digo mais ótimos caras que tiveram esta iniciativa, Graças a eles nós temos atualização, e que continuem assim. Obrigado por visitar o blog e comentar, abraço!
Verdade!! Tomaram que o pessoal da Cyanogen faça algo para o Galaxy Y, é a única esperança heehhe...

Seu blog é bem legal, parabéns!!!
Anônimo disse…
Cara meus parabéns mesmo seu blog é um dos primeiros q postam matérias para android muito bom o meu também é assim www.jogaclube.blogspot.com se vc quiser podemos ter uma parceria no futuro vlw!
Tuelho disse…
Muito obrigado pelo reconhecimento, e elogios pelo meu trabalho no blog, e sim quem sabe podemos ter uma parceria. um grande abraço e continuem visitando e interagindo, com sugestões, dúvidas, criticas e etc...
Anônimo disse…
blz blz meu blog vc jah sabe tah meu parado mais er soh ir lah comentar e a proposito o eusouandroid já voltou
I-ntranet disse…
Vamos fazer um abaixo-assinado um protesto coletivo para.mostrar q nos usuarios de ace,mini,galaxy 5,galaxy y.....somos a maioria..
Tuelho disse…
Olá! sim a ideia é interessante e se todo mundo se ajudar podemos conseguir uma vitória assim como conseguimos com a Qualcomm, afinal o objeto da fabricante é cliente/usuários, caso contrário perde eles para a concorrência. vou estudar e montar um post de sugestão, dai conto com o apoio de vocês para divulgação e proliferação do baixo-assinado/petição. o que vocês acham? sugestões são bem vindas. e agradeço a visita e a interação com o Blog! abraço!
Opa, pode contar comigo! Além do abaixo assinado, seria legal todos detonarem nas redes sociais, e também em sites como o Reclame Aqui, pq nenhuma fabricante quer sua marca suja....
I-ntranet disse…
Certo conte com o. Apoio de todos os usuarios android....vamos nessa luta...

Postagens mais visitadas